A tatuagem de henna não é tão inofensiva como se pensava. Segundo a Academia Americana de Pediatria, está confirmado que existem hennas perigosas. A Academia faz um alerta aos pais que permitem filhos fazerem tatuagens temporárias com henna, mais fáceis e rápidas de serem aplicadas. Segundo os pediatras americanos, o problema está na henna preta que normalmente é fruto de uma mistura da henna natural (de cor amarronzada) com uma substância denominada parafenilenediamina (que em inglês leva a sigla de PPD), presente no corante negro. Esse corante pode causar desde vermelhidão e coceiras a outros efeitos mais graves, como queimaduras e dermatite de contato alérgica.
Às vezes, essas queimaduras não surgem logo no primeiro contato com a pele, mas quando a tatuagem é exposta ao sol. Alguns tatuadores usam O PPD para prolongar a tatuagem temporária, que normalmente dura até duas semanas. Mesmo que a pessoa não apresente uma reação alérgica no primeiro contato com o PPD, o seu corpo pode se tornar sensível à essa substância presente em alguns medicamentos. “Nem todo mundo irá apresentar reações alérgicas ao PPD, mas o freqüente contato com essa substância pode aumentar essa chance”, afirma o pediatra Albert Yan, membro da Academia.
A Academia Americana de Pediatria dá algumas dicas para os que querem fazer tatuagem com henna:
1)A henna natural tem uma cor cáqui esverdeada. Se ela for preta, provavelmente contém PPD.
2) Pergunte quanto tempo a tatuagem levará para ficar seca. Normalmente as de henna natural levam algumas horas para secar totalmente.
3) Pergunte qual será a cor final da tatuagem. Se for preta, provavelmente o PPD está presente na mistura
fonte: Revista Época
0 comments:
Post a Comment